READING

Tetos Verdes – Tudo que você precisa saber s...

Tetos Verdes – Tudo que você precisa saber sobre

Saiba como funcionam os tetos verdes – ou telhados verdes, desde sua implementação até a manutenção, tem inúmeros benefícios para seu lar.

Funcionando como uma ilha de frescor urbano, os tetos verdes favorecem a evapotranspiração da plantas, arrefecendo os ambientes externos e internos do lar e reduzindo a demanda energética – nos ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Sem falar do isolamento acústico!

Telhados verdes aumentam a área de vegetação nos centros urbanos e favorecem a biodiversidade do local. Outro fatorTeto Verde Cobertura Verde importante é a retenção da água das chuvas, trabalhando em sua filtração antes que vá às ruas e, consequentemente, rios-oceano.

A cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira.

Embora o tema seja bastante atual, é uma técnica que data da Babilônia – você já deve ter ouvido falar nos seus Jardins Suspensos.

Terraço Jardim do Palácio Gustavo Capanema projetado por Burle MarxSemelhantes aos atuais tetos verdes, também estiveram em voga nos anos 20 da arquitetura moderna os terraços jardim.

No Brasil, o mais importante exemplo desse movimento é o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de janeiro (foto ao lado).

Aspectos importantes dos tetos verdes

Antes de instalar um telhado verde, leve em conta:

– Resistência da estrutura

– Impermeabilização da mesma

– Camada de drenagem da água de mais ou menos 7cm

– Manta permeável protetora para que as raízes das plantas não danifiquem a estrutura

Como Funciona Telhado Verde– Camada de substrato de acordo com a vegetação desejada

– Vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente

Benefícios dos Tetos Verdes

Os principias benefícios gerados são:

– Ajuda a vencer as ilhas de calor. O telhado verde não propaga calor como os sistemas de coberturas mais comuns, como a laje ou telhas convencionais

– O telhado verde absorve até 90% mais o calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção

– As plantas produzem oxigênio, melhorando a qualidade do ar das proximidades

Telhado Verde Claraboia– O sistema também absorve os ruídos do entorno, servindo de isolamento acústico

– Regula a umidade do ar no entorno da edificação

– Promove o reequilíbrio ambiental, principalmente quando são usadas plantasnativas – pode servir, ainda, de habitat para espécies de pássaros locais

– Cria um agradável terraço para diversos tipos de usos

Uma Curiosidade

Dois pesquisadores da Universidade Cardiff, no País de Gales, resolveram calcular como cidades diferentes seriam beneficiadas.

Phillip Jones, diretor da Escola Welsh de Arquitetura, e a arquiteta Eleftheria Alexandri simularam no computador os efeitos em 9 metrópoles caso elas cobrissem o teto de todos os seus edifícios com vegetação.

Eles perceberam que, dependendo do lugar, a temperatura local poderia cair de 3,6 a 11,3 graus. Tetos VerdesQuanto mais quente a cidade, maior o efeito refrescante.

“Além de reduzir o calor, em regiões quentes as coberturas verdes diminuem consideravelmente o consumo de energia com o uso de ar-condicionado”, diz Jones. E o consumo menor de energia significa menos poluição, principalmente nos países que usam usinas termoelétricas. Tanto a instalação quanto a manutenção são simples.

IMPORTANTE: Sempre deve ser realizado um cálculo estrutural que preveja a carga da estrutura, do substrato, da vegetação e também da água da chuva acumulada.

Tetos Verdes também são sinônimos de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma. Fotos Google.

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma