READING

Território de Zaguates na Costa Rica

Território de Zaguates na Costa Rica

Conheça o Território de Zaguates, um santuário para cães abandonados na Costa Rica

No Território de Zaguates na Costa Rica os cães abandonados e que iriam ser sacrificados conseguem encontrar a salvação. Lá eles são acolhidos e vivem num ambiente natural e aberto, livres para correr e ter suas relações sociais de matilha.

“Zaguate” para os costarriquenhos significa cão de rua sem raça. “Quando você adota um cachorro, você adota uma raça única”. O lema é não haver distinção entre cães de raça e os que não têm raça na hora de decidir qual animal adotar.

Na página deles, se autointitulam “um lugar temporário para aqueles cães que encontram um novo lar e também lugar permanente para aqueles que não encontram”.

Atualmente, no Território dos Zaguates vivem mais de 900 cachorros, todos retirados das ruas. Lá eles têm abrigo fechado com colchões e estofados doados, além de muita área livre para correr e brincar. Os fundadores administram o santuário com ajuda de doações, já que são necessários cerca de US$ 20 mil por mês para cobrir todas as despesas.

Os voluntários são muito bem vindos, desde alimentar até dar banho em toda a cachorrada.

Geralmente aos finais de semana, o santuário fica aberto para visitação. As pessoas podem fazer trilhas acompanhadas dos cachorros, brincar, e no caso de se apaixonarem por algum, podem adotá-los.

Dentre seus objetivos estão:

1- resgatar e cuidar dos cachorros abandonados

2- promover a adoção responsável desses animais

3- reduzir o número de cães de rua através da castração dos cães que moram lá

Cuidar de cães abandonados e maltratados é sinônimo de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma, com informações da página Território de Zaguates. Foto Reprodução

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma