READING

Projeto quer levar para instituições de ensino a e...

Projeto quer levar para instituições de ensino a educação através de jogos não digitais

JOGARTA

No Paraná uma equipe multidisciplinar, através do Projeto JOGARTA, iniciado em agosto do ano passado, vem levando para crianças, jovens e adultos o ensino e orientação de temas relevantes para a sociedade através de jogos em plataformas não digitais. O objetivo para este ano é levar o método para dentro de colégios e outras instituições, tais como o Hospital do Câncer.

O idealizador do JOGARTA e professor de História e Filosofia Mateus Buffone nos contou que são utilizados diferentes jogos de tabuleiro, estratégia, cartas e RPGs para orientar crianças, jovens e adultos em temas variados e de importância na construção de uma vida social mais humana e digna para todos.

“Passamos por campos como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural. No entanto, os sistemas de ensino, por serem autônomos, podem incluir outros temas que julgarem de relevância social para sua comunidade”, conta Mateus ao PlantaUma.

Os mediadores apresentam mesas de jogos com temáticas seguras e sensíveis tendo em vista o público participante, seguindo a classificação indicativa da idade mínima anunciada nas mesas. Cada jogo começa com o primeiro jogador que se sentar para conhecer a proposta da mesa e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento.

O próximo evento está marcado para o dia 29 de janeiro (domingo) das 13:55 até as 19h na Manticore Game Store (Rua Almirante Gonçalves, 1422 | Curitiba/PR). A entrada é franca, no entanto os interessados a participar estão convidados a doarem 1 kg de alimento não perecível (podendo ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), que será encaminhado pelo projeto para um abrigo de menores.

Mais informações na página do JOGARTA no Facebook.

Segue o convite para o evento.

JOGARTA

A foto de capa é do Douglas Frois.

Pela Redação do PlantaUma.

Educar é sinônimo de #sustentabilidade

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma