READING

O Abiu do Mato é nutritivo, medicinal e nativo do ...

O Abiu do Mato é nutritivo, medicinal e nativo do Brasil

Conheça as propriedades fantásticas do Abiu do Mato, árvore pouco conhecida nas grandes cidades

O Abiu do Mato, ou simplesmente Abiu, é o fruto do abieiro, árvore nativa do Brasil, presente na Amazônia Central e na Mata Atlântica costeira, do Rio de Janeiro até Pernambuco.

Abiu do mato frutoSeu fruto é muito gostoso de ser consumido tirado direto do pé, e também fica bom em geleias, sucos, compotas e quaisquer doces que você inventar.

A forma do fruto difere bastante de uma variedade para outra, podendo ocorrer frutas inteiramente redondas, ovais e mesmo alongadas, todas elas do tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata.

Como fruta seca, deve ser consumida exclusivamente quando estiver bem madura e amarela, pois, do contrário, sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação desagradável.

Embora sua área de comercialização não seja ampla, no sudeste do país já começa a ser utilizado seu látex, extraído da fruta verde e das cascas da árvore. Está sendo bastante utilizado na fabricação de cola e remédios caseiros consagrados na medicina popular.

Floresce em meados de Outubro e frutifica de Janeiro a Março.

Usos do Abiu do Mato

O Abiu do Mato tem uma boa quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais.

Na medicina popular é usada para tratar problemas respiratórios, principalmente a pneumonia.

Eficaz também contra anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite e desnutrição. O seu látex é bastante usado para ajudar a cicatrização de feridas, que desinfeta e cola, de dentro para fora, impedindo infecções e reduzindo a inflamação.

Evite automedicação quando a substância não lhe for familiar, consulte sempre seu médico de confiança.

A árvore

O abieiro do mato é de porte médio, chegando em alguns lugares a mais de 10m de altura. Gosta de sol, umidade e Abiu do Mato Florespaço para crescer.

Se você tiver um quintal grande e quiser plantar um abieiro, retire as sementes de uma fruta saudável (cada fruta dá até quatro sementes) e plante em um vaso ou embalagem de leite, com terra misturada com composto. Mantenha a sementeira protegida de muito sol e chuva até que a planta atinja 50cm de altura. Depois, transfira a muda para o local definitivo.

O Abiu do Mato no Brasil

O abieiro é uma planta considerada originária da região amazônica próxima às encostas andinas do Peru e do oeste da parte amazônica brasileira. É facilmente encontrados na forma silvestre por toda a Amazônia.

abiu do mato folha fruto sementeEra muito conhecido nas civilizações pré-colombianas da América do Sul e Central, sendo até hoje apreciado e consumido nos aldeamentos indígenas amazônicos.

O abieiro é uma planta que produz uma grande quantidade de frutos, razão pela qual, na época da frutificação, é comum a presença de balaios de abius sendo comercializados nas feiras e mercados na região Norte do Brasil. Por ali, o abiu é muito popular, sendo raros os quintais ou pomares domésticos que não possuem pelo menos um exemplar da árvore. Os abieiros fazem até mesmo parte da arborização urbana da região, enfeitando praças de Manaus e também sendo encontrados nas cercanias de Belém.

Apesar de ser nativo da Amazônia, o abieiro cresce e frutifica em quase todo o Brasil litorâneo, por onde se espalhou sem pedir licença, sendo presença forte nas áreas litorâneas onde existem remanescentes da Mata Atlântica. Nessas regiões, ao contrário, em virtude do desmatamento generalizado, o abieiro tornou-se raro.

Quer conhecer mais frutas brasileiríssimas? Que tal 11 frutas da mata atlântica?

Conhecer a flora brasileira também é sinônimo de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma, fotos Google.

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma