READING

Manual de identificação de PANCs – Plantas A...

Manual de identificação de PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais

Qualquer pessoa que observar com atenção algum canteiro, jardim ou horta, seja no campo ou na cidade, perceberá a riqueza de plantas que nascem sozinhas, nativas ou espontâneas que habitam cada cantinho de terra.

O a visualização e o download do Manual de Identificação de PANCs se encontram no fim da postagem.

O Grupo Viveiros Comunitários (GVC), que reúne projetos de extensão e comunicação pelo Instituto de Biociências da UFRGS, trabalha desde 1997 com agrobiodiversidade no campo e na cidade, focando nas espécies estratégicas para a restauração da biodiversidade, como as PANCs.

Entram aí alimentícias, ornamentais, recuperadoras de áreas degradadas, medicinais ou simplesmente plantas que são esquecidas e poderiam e deveriam ser inseridas ou resgatadas nas culturas humanas, nos âmbitos rural e urbano.

No presente caso damos ênfase às plantas alimentícias não convencionais, que incluem desde as espécies nativas ou adventícias que poderiam complementar a dieta ou mesmo a renda familiar.

As PANCs têm grande importância ecológica, econômica, nutricional e cultural, que auxiliam uma melhor distribuição e produção dos alimentos, aliando-se à rusticidade e fácil manejo. Isso, em resumo, corresponde a mais sustentabilidade para os sistemas vivos.

Nosso objetivo aqui é promover maior consciência ambiental sobre a necessidade de cuidados com a agrobiodiversidade e alimentação saudável e sustentável, atingindo a soberania alimentar. Com esse intuito foi criada a presente cartilha para divulgar a importância das PANCs, além de facilitar o seu reconhecimento.

Sobre as PANCs

O termo PANC foi criado em 2008 pelo Biólogo e Professor Valdely Ferreira Kinupp e refere-se a todas as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas que não estão incluídas em nosso cardápio cotidiano.

Visualize – e se quiser, faça o download – do Manual de Identificação de PANCs aqui.

Soberania alimentar é sinônimo de #permacultura

Leia mais sobre PANCs ruderais – que crescem em calçadas, beirada das ruas, aterros etc – aqui.


Pela Redação do Planta Uma, com informações do presente Manual.

 

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@planta_uma