READING

Macetes das antigas para economizar energia na coz...

Macetes das antigas para economizar energia na cozinha

Economizar energia na cozinha nunca foi tão fácil. Aproveite nossas dicas e viva a sustentabilidade na hora da manipulação de energia em forma de alimento

Hoje temos dicas da vovó para ajudar você a economizar energia na cozinha. Seja em forma de calor, gás ou eletricidade, sempre é possível usar menos do que acreditamos ser necessário.

Embarque conosco nessa onda da sustentabilidade na cozinha!

  • Tampe suas panelas enquanto cozinha e cozinhe com fogo mínimo. Ao fazer isso, enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é queimar sua comida.

 

  • Aprenda a cozinhar em panela de pressão. Acredite, dá pra cozinhar tudo em panela de pressão: feijão, arroz, macarrão, carne, peixe etc… Muito mais rápido e economizando até 70% de gás!

 

  • Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. Evite o abre-fecha toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura etc…

 

  • A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Você já sentiu aquele cheiro quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? É o metano, um gás inflamável, poluente e com cheiro desagradável. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para se ter uma idéia: para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

 

Economize na conta de luz com essas 5 dicas imperdíveis!

Quer mais dicas? Que tal esta: dez maneiras de viver a permacultura na sua cidade.

Economizar energia também é sinônimo de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma, com informações do livro “53 dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta” de Daniel Cassiano Lima. Foto Teemu Tretjakov.

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@planta_uma