READING

A Fruta do Sabiá atrai mais de 45 espécies de páss...

A Fruta do Sabiá atrai mais de 45 espécies de pássaros

Nativa da Mata Atlântica a Fruta do Sabiá é estimada por mais de 45 espécies de pássaros

Fruta do SabiáBrasileiríssima, a Fruta do Sabiá ocorre na mata atlântica de todo o litoral, motivo pelo qual é conhecida como marinera. A planta prefere terrenos próximos a pequenos cursos de água.

Dificilmente ultrapassa os três metros de altura. As folhas são simples e grandes, ficam amareladas na época de seca e caem no inverno.

Já na primavera os ramos ficam cobertos de flores brancas perfumadas, que dão origem aos frutos alaranjados que perduram durante todo o verão. Esses frutos são muitíssimos atrativos aos sabiás e à outras cerca de 45 espécies de pássaros, além de serem saborosíssimos para consumo in natura ou na forma de sucos, geleias e até molhos agridoces.

É muito utilizada em projetos de reflorestamento pois, além de atrair Marineira Marinerafauna, tem fácil adaptação a diversos climas e solos brasileiros. Muito resistente a seca (embora nesta condição produza poucos e pequenos frutos), resiste à geadas e fica bem tanto a pleno sol como a meia sombra. Apresenta crescimento rápido, fácil propagação e pode ser cultivada em vasos. É importante deixar o solo sempre coberto com matéria orgânica para manter a umidade.

Pássaros que são atraídos pela Fruta do Sabiá

Tico-ticos-rei, sábias, saíras, beija-flores, trinca-ferros, tiês, pombas, sanhaços, gaturamos, jutitis, chocões-barrados, bem-te-vis, entre outros.

Conhecer a Mata Atlântica é sinônimo de #plantauma

Conheça também o Oiti, árvore nativa e que vai te surpreender.


Pela Redação do Planta Uma, com informações do Jardim Exótico. Fotos Google.

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma