READING

Desengordurante ecológico de cascas de laranja

Desengordurante ecológico de cascas de laranja

Confira como desengordurar e limpar sua louça com cascas de laranja

Os detergentes feitos a partir do óleo das cascas de laranja, ricos em terpenos, especialmente o d-limoneno que age como solvente e ainda é cheiroso, não fazem espuma, portanto não precisam de muito enxague. E o perfume que deixam na cozinhas é um agradável cítrico que combina com comida.

Existem desengordurantes feitos com casca de cítricos, mas deixando em infusão em vinagre ou álcool e tem que esperar alguns dias pra ficar pronto. Ainda assim o vinagre não perde o cheiro forte apesar do cítrico. E de qualquer forma você tem que comprar algo, álcool ou vinagre. Aliás, há vários desengordurantes caseiros e todos eles você tem que usar produtos químicos comprados, como bicarbonato, amoníaco etc.

Neste caso, não. Só a água e o descarte da laranja chupada ou usada no suco. Bata as cascas de laranja com água suficiente para o aparelho funcionar – algo como 1 xícara de chá. Coe e use para limpar o que quiser: desde a louça até o armário e o exaustor.

É melhor usar no mesmo dia porém pode deixar a mistura num vidro durante três dias. O que acontece é que pode fermentar um pouco. Evite expor as mãos ao Sol após usar o detergente de cascas de laranja.

E aí, tem laranja na sua cozinha? Faça o teste agora mesmo e verá o quanto poderá economizar num ano sem comprar detergentes – ou pelo menos desengordurantes potentes e tóxicos!

Resumo de Como Fazer

Lave bem a laranja a ser usada, descasque tirando preferencialmente a parte colorida e bata esta casca no liquidificador com água suficiente para bater. Bata até triturar bem. Coe em peneira ou pano e use para lavar louça e limpar gorduras em geral. (ou limões de todos os tipos). Guarde em vidro por até três dias.

O resíduo que sobrar no pano pode ser colocado em composteira (evite colocar no minhocário caseiro).

#plantauma


Pela Redação do Planta Uma com informações do site Plantas que Curam.

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma