READING

Conheça a Sibipiruna e suas propriedades

Conheça a Sibipiruna e suas propriedades

A Sibipiruna é uma árvore nativa do Brasil que tem muitas propriedades medicinais que você nem imagina

SibipirunaA Sibipiruna é uma árvore da família Fabaceae, mede até 16m de altura e tem uma copa arredondada que passa os 6m de diâmetro. A casca é áspera e cinzenta por fora, e amarelo-claro por dentro.

As flores amarelo vivo são pequenas e se reúnem em cachos em forma de cone. Dão origem a vagens secas, lenhosas e lisas. Cada um desses frutos carrega até cinco sementes compridas e ovais. A floração ocorre entre os meses de agosto e novembro. Os frutos amadurecem no período de julho-setembro.

Nativa do Brasil ocorre em quase todos os biomas, exceto no Pampa.

 

Usos da Sibipiruna

Bastante ornamental devido ao verde vivo de suas folhas, que dão sombra e embelezam o ambiente durante todo o ano. Na época da floração a árvore lembra a bandeira do Brasil, devido ao azul do céu contrastando com o verde da folhagem e o amarelo vivo das flores.

Flor da SibipirunaA madeira possui boa durabilidade e é empregada na construção civil, em forma de caibros e ripas.

A casca do tronco e dos galhos são ricas em taninos, substância que possui propriedades adstringentes, antissépticas e antioxidantes. Outros estudos relatam propriedades medicinais como: atividades antimalárica, antimicrobiana e anti-inflamatória.

 

Aspectos ecológicos e agronômicos:  O cultivo deve ser realizado em condição de sol pleno com regas constantes enquanto a muda for jovem. Uma vez estabelecida, as regas só devem ser realizadas em ocasiões de secas prolongadas.

Conhecer a flora brasileira também é sinônimo de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma, com informações da Planta da Vez. Foto J. Camilo.

 

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma