READING

Conheça 6 tipos de batatas diferentes

Conheça 6 tipos de batatas diferentes

Conheça 6 diferentes tipos de batatas para você incrementar seus pratos

Hoje você vai terminar de ler esse post sobre tipos de batatas e vai correndo comprar – ou plantar =) – batatas. Cada uma tem seu valor nutricional diferenciado, além de serem específicas para diferentes preparos.

Batata Asterix1. Asterix

Preparo:

Excelente para preparar nhoques, bolinhos e purês, ela também fica boa frita. A batata Asterix possui mais amido do que água, ideal para fritura. Se for fazer frita em rodelas, a Asterix é a mais indicada por ficar mais crocante, sequinha e saborosa.

Curiosidade:

Dá um alto rendimento de tubérculos de tamanho moderado. A variedade tem um ótimo sabor e é excelente para ser usada no processamento de pré-fritas congeladas (todas as grandes indústrias holandesas utilizam a variedade). É fácil de plantar e boa para armazenar.

Batata Doce2. Doce

A batata-doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis que não elevem em excesso o nível de açúcar no sangue, sendo uma excelente opção para quem malha frequentemente.
Além disso, quando consumida em pequenas quantidades, também pode ser usada em dietas de emagrecimento pois ajuda a diminuir rapidamente a fome.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é cozinhá-la de forma cozida e com casca, devendo-se evitar fritar pois a fritura aumenta a gordura na batata, prejudicando a saúde.

Batata Baraka3. Baraka

Nem sempre as batatas Baraka são identificadas no comércio. Embora sejam comuns e, em geral, o vendedor sabe qual é. Ao comprar, veja se estão com a pele intacta e rijas. Ela se conserva por longo tempo em temperatura ambiente. No frio, mas não na geladeira, dura mais ainda. Deve ser guardada em local seco e arejado, protegido da luz. Como vem de debaixo da terra, não suporta luz direta. Por isso, quando posta em locais com incidência direta de luz solar, esverdeia casca e polpa. Isso se deve à solanina, alcaloide que é prejudicial à saúde. Não coma batatas nessas condições.

4. Baroa

Rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu alto teor de carboidratos.

Preparo:

Tradicionalmente consumida como sopa, papinha para alimentação de bebês e ensopados, batata baroa é muito Batata Baroasaborosa quando utilizada na elaboração de pães, canjas, nhoque, suflês, biscoitos, bolos ou em saladas frias e maionese. Também substitui a batata na forma de chip ou palha.

As raízes congeladas não se prestam para a elaboração de frituras, devendo ser utilizadas no preparo de pratos cozidos. Para a retirada da casca, as raízes são raspadas com uma faca sob água corrente, imediatamente após tirá-las do congelador. O descongelamento é feito diretamente ao fogo, durante o preparo do prato.

Curiosidade: 

Devido à fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.

5. Ágata

Batata ÁgataA mais fácil de achar e a mais produzida do Brasil (corresponde a 60% da produção nacional). Lisa, bonita e com a casca perfeitinha. É uma batata fotogênica. Se só tem um tipo de batata no seu mercado, provavelmente é essa.

Puro carboidrato. Pode ser cozida, assada, salada, maionese, sopa… Só não vale fritar!

6. Yacon

Provavelmente você já deve ter se deparado com ela na feira ou no mercado. Originária dos Andes, a batata yacon tem uma consistência macia e um gosto adocicado, parecido com uma pera, apesar se sua aparência lembrar a da batata doce.

A yacon é famosa nos países do oriente, mas já ganhou o cardápio do brasileiro, principalmente das pessoas que têm colesterol e diabetes. Entre os benefícios desse alimento está o controle da doença. Batata Yacon

Conhecer as espécies dos alimentos é sinônimo de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma. Fotos Google e 500px.

 

Comentários

comments


INSTAGRAM
@planta_uma