5 Dicas para economizar na conta de luz

Confira 5 dicas imperdíveis para economizar na conta de luz

O segredo para economizar na conta de luz nem sempre está em ganhar mais: muitas vezes a solução está em reduzir o consumo.

E essa redução não precisa abranger mudanças radicais nos seus hábitos. É possível gastar menos adotando algumas medidas simples, como essas que trazemos hoje.

Confira 5 dicas para economizar na conta de luz

 

Reparar a fiação defeituosa

Fato comum e ignorado pela maioria das pessoas: uma fiação defeituosa pode aumentar bastante a conta de luz.

Quando um fio está parcial ou totalmente desencapado, ele pode ficar puxando carga de maneira constante, fazendo com que o aparelho em questão consuma muito mais do que deveria. Além do risco de choques e incêndios.

Observe a fiação e verifique se existem falhas. Em caso positivo, chame um profissional rapidamente.

 

Renove eletrodomésticos quando possível

Eletrodomésticos com mais de 10 anos de vida, em média, consomem o dobro de energia em comparação a um aparelho mais moderno.

Para exemplificar: uma geladeira antiga tende a consumir tanto que a economia mensal gerada por sua troca pode ser suficiente para pagar a prestação da compra de um modelo mais moderno.

É importante fazer o descarte correto e consciente dos equipamentos que não vai mais utilizar!

 

Luz natural

Um consumidor consciente pode se valer de uma das grandes vantagens de morar em um país tropical: as muitas horas de luz solar por dia.

Este é o pulo do gato para reduzir a conta: abra suas cortinas e janelas, coloque suas mesas no jardim ou varandas e aproveite para ler e ficar mais nesses ambientes.

 

Passe mais roupas de uma só vez

Os aparelhos que precisam de grandes alterações de temperatura costumam gastar muita energia, e um deles é o ferro elétrico.

Uma curiosidade: seu maior gasto energético ocorre exatamente durante o processo de aquecimento. Depois disso, para se manter nessa temperatura, o gasto é menor. Portanto, o ideal é acumular uma quantidade grande de roupas para passá-las na mesma hora.

 

Desplugue os aparelhos da tomada

Aparelhos no modo stand by podem consumir de 10 a 20% do seu gasto habitual quando ligados. Ou seja, se você deixar vários deles plugados, terá um gasto constante, ainda que não esteja utilizando nada.

Quer economizar mais ainda? Confira dicas de como economizar energia na cozinha!

Reduzir o consumo também é sinônimo de #plantauma


Pela Redação do Planta Uma, com informações do Meu Porto Seguro. Foto Oana Graur.

Comentários

comments


RELATED POST

INSTAGRAM
@planta_uma